PESQUISA TRIBUTÁRIA

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Receita registra pico de recebimento de declarações

26 de abril de 2010

A Receita Federal registra nesta segunda-feira forte movimentação de recebimento de declarações do Imposto de Renda, informa a Agência Brasil. O pico de entrega deu-se às 10 horas da manhã, quando atingiu 88 568 por hora. Os números, no entanto, variam a todo o momento. Até o início da tarde, foram contabilizadas 14,6 milhões de declarações recebidas, o equivalente a cerca de 60% do total estimado.
VEJA TAMBÉM

REVISTAS ABRIL

MAIS INFORMAÇÕES

A corrida para enviar as informações ao Fisco encontra explicação no fato de que, como acontece todo ano, muita gente deixou para fazer sua declaração na última hora. Faltam apenas cinco dias para o fim do prazo de entrega e que não cumprir com a obrigação a tempo terá de pagar multa mínima de R$ 165,74 ou até, em caso de punição máxima, 20% do imposto devido.

Hoje, a Receita Federal emitiu um alerta para que as pessoas não deixem para enviar seus dados nos últimos dias do prazo, pois o acúmulo de acessos aos seus servidores pode causar lentidão e falhas de conexão. O prazo para a entrega termina às 24 horas de 30 de abril. Dúvidas na hora de preencher o formulário e dificuldades para reunir os documentos necessários são os principais motivos que fizeram com que muitos deixassem a declaração para a última hora. Por isso, a Receita Federal e especialistas em tributação destacam que, agora, é preciso atenção redobrada na hora de informar os dados.

"A chance de errar por causa da pressa é grande", diz Vitor Casimiro, auditor fiscal da Receita Federal. Ele afirma também que os pontos mais críticos da declaração estão relacionados às informações de rendimentos e aos custos dedutíveis, como consultas médicas. "São os dois principais motivos que causam problemas na fiscalização."

Fonte: Agência Estado

COMENTARIO: Existe um Excesso de declarações acessorias obrigatorias em nosso país, eu chamo de "burocracia das obrigações acessorias" e incompetencia do estado em orientar, fiscalizar e controlar todas estas informações existentes. Na qual simplesmente se cria, se determina um prazo e assiste aos desdobramentos dos contribuintes em entregar dentro do prazo, sob pena de imputação de multa.

Cristiano vargas buchor

Nenhum comentário:

Postar um comentário