PESQUISA TRIBUTÁRIA

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Empresários indicam tributos que deveriam cair

A pesquisa mostrou ainda que os empresários não estão satisfeitos com a taxa de 1,5% destinada ao Sesi (Serviço Social da Indústria) e ao Sesc (Serviço Social do Comércio).

Uma recente pesquisa realizada pelo Conselho Regional de Administração (CRA-SP) com seus filiados apontou quais os tributos que os administradores gostariam de ver reduzidos ou fora de suas folhas de pagamento.

A enquete contou com a participação de 1.305 administradores, sendo que a maioria (63,9%) afirmou que o INSS patronal (contribuição previdenciária devida pelas empresas), hoje estipulado em 20%, deveria ser removido ou ao menos reduzido da folha de pagamento.

Entre os mais votados, estão também o imposto destinado ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), hoje de 0,2%, que recebeu 19,2% das respostas, e o salário-educação, cuja contribuição tem alíquota de 2,5%, com 8,7% das menções.

Serviço social: menos impostos

A pesquisa mostrou ainda que os empresários não estão satisfeitos com a taxa de 1,5% destinada ao Sesi (Serviço Social da Indústria) e ao Sesc (Serviço Social do Comércio). Ambas receberam 3,4% das indicações.

A sugestão de retirada da alíquota reservada ao Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), no entanto, só foi mencionada por 3% dos administradores, sendo apenas 1,8% os interessados no fim da contribuição para o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) ou Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

Mais trabalho

De acordo com o CRA-SP, o excesso de tributos onera a folha de pagamento e dificulta a contratação de mão de obra, além de restringir a formalização do emprego. Para muitos, as cobranças mencionadas durante a enquete não são percebidas pelo grupo como retorno à sociedade.
Fonte: Correio do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário